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Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
+2
Emilson
Alexandre Fnord
6 participantes
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Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Nesse tópico, caso tenham alguma dúvida sobre GURPS4, podem perguntar. Estarei respondendo assim que possível.
Até!
Até!
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
A composiçao do livro vai ser dividido de q maneira? Tipo: O q vem no livro do jogador e o que vem no livro de campanha? Isso levando em considerando q o livro vai vir com essa divisão.
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Vamos lá. Deixa ver se consigo tirar suas dúvidas.
Os livros são coloridos, capa dura. As ilustrações são bacanas. Nada de
colunas laterais. Cada capitulo tem uma cor de fundo na borda, o que
facilita vc achar o que quer folheando o livro, pq só de ler vc aprende
que as Vantagens estão na parte azul, as Desvantagens na marrom e as
Pericias na roxa, etc. Como a versão brasileira vai ser em preto e branco, essa vantagem do livro foi tirada, mas a borda da página ainda será diferenciada.
No Characters temos: Atributos, Vantagens, Desvantagens, Peculiaridades, Perks [ainda nõ sei como será a tradução], Templates, Perícias, Sistema básico de magia, sistema de psiquismo. O básico para se criar o personagem.
Para os jogadores, a maior parte de informações que ele precisa
saber está no Characters. O Campaigns é principalmente (mas de maneira
alguma exclusivamente) para os GMs
O Campaigns tem três capitulos de Combate. O primeiro dele é muito
parecido com o Combate Básico da terceira edição. Os outros dois são o
antigo Combate Avançado, agora chamado Combate Tático, aliado a
situações especiais (ataques montados, golpes localizados, explosões,
ataques cinematográficos, etc). E um capitulo de dano e ferimentos.
O livro TEM alguns Templates de animais e monstros, com algumas
regrinhas para se criar o seu próprio, à partir dos Templates.
O capitulo de Narração vem com algumas adições interessantes, coisas
mais recentes, como uso de computadores e internet em jogo.
O Campaigns vem com um cenário oficial! O Infinite Worlds, que foi
explicado em outros suplementos, mas que mudou e ganhou força na edição
nova. O livro explica que existem várias Terras, explica quem foi o
primeiro cara que conseguiu descobrir isso e viajar entre os mundos,
quais as mudanças isso causou na Terra que conhecemos. E, claro, tem
como os jogadores podem se inserir nisso, sendo agentes da Policia
Intermundos, os inimigos, as várias organizações e seus interesses.
Se dá pra mestrar só com o Characters? Provavelmente não, se você não tiver experiência nenhuma como mestre. Caso tenha alguma experiência, por menor que seja, poderá começar sua campanha. Porém com o Characters e o Gurps Lite qualquer um consegue mestrar normalmente. Isso é um erro, no meu ponto de vista, mas melhor assim que não ter nada.
Qualquer dúvida, é só perguntar. Estamos aqui pra isso
Os livros são coloridos, capa dura. As ilustrações são bacanas. Nada de
colunas laterais. Cada capitulo tem uma cor de fundo na borda, o que
facilita vc achar o que quer folheando o livro, pq só de ler vc aprende
que as Vantagens estão na parte azul, as Desvantagens na marrom e as
Pericias na roxa, etc. Como a versão brasileira vai ser em preto e branco, essa vantagem do livro foi tirada, mas a borda da página ainda será diferenciada.
No Characters temos: Atributos, Vantagens, Desvantagens, Peculiaridades, Perks [ainda nõ sei como será a tradução], Templates, Perícias, Sistema básico de magia, sistema de psiquismo. O básico para se criar o personagem.
Para os jogadores, a maior parte de informações que ele precisa
saber está no Characters. O Campaigns é principalmente (mas de maneira
alguma exclusivamente) para os GMs
O Campaigns tem três capitulos de Combate. O primeiro dele é muito
parecido com o Combate Básico da terceira edição. Os outros dois são o
antigo Combate Avançado, agora chamado Combate Tático, aliado a
situações especiais (ataques montados, golpes localizados, explosões,
ataques cinematográficos, etc). E um capitulo de dano e ferimentos.
O livro TEM alguns Templates de animais e monstros, com algumas
regrinhas para se criar o seu próprio, à partir dos Templates.
O capitulo de Narração vem com algumas adições interessantes, coisas
mais recentes, como uso de computadores e internet em jogo.
O Campaigns vem com um cenário oficial! O Infinite Worlds, que foi
explicado em outros suplementos, mas que mudou e ganhou força na edição
nova. O livro explica que existem várias Terras, explica quem foi o
primeiro cara que conseguiu descobrir isso e viajar entre os mundos,
quais as mudanças isso causou na Terra que conhecemos. E, claro, tem
como os jogadores podem se inserir nisso, sendo agentes da Policia
Intermundos, os inimigos, as várias organizações e seus interesses.
Se dá pra mestrar só com o Characters? Provavelmente não, se você não tiver experiência nenhuma como mestre. Caso tenha alguma experiência, por menor que seja, poderá começar sua campanha. Porém com o Characters e o Gurps Lite qualquer um consegue mestrar normalmente. Isso é um erro, no meu ponto de vista, mas melhor assim que não ter nada.
Qualquer dúvida, é só perguntar. Estamos aqui pra isso
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Sei q é muito cerdo pra perguntar, porem, é apenas uma pergunta, acredito q naum vá prejudicar a mente do nosso informante.
Já existe alguma noticias sobre qual sera o primeiro lançamento de GURPS 4E?
Se naum, pelo menos o que o povo especula? Ou deseja?
Já existe alguma noticias sobre qual sera o primeiro lançamento de GURPS 4E?
Se naum, pelo menos o que o povo especula? Ou deseja?
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Há a especulação de que seja GURPS Powers [não sei se a tradução seria GURPS Supers, mas é o equivalente].
Dizem, à boca miúda, de que a Devir quer lançar esse como o primeiro suplemento para poder concorrer diretamente com o Mutantes e Malfeitores, da Jambô...
Como disse, isso não é notícia, é especulação. Notícia de verdade, ou pelo menos conversas partindo da própria Devir, não há.
Dizem, à boca miúda, de que a Devir quer lançar esse como o primeiro suplemento para poder concorrer diretamente com o Mutantes e Malfeitores, da Jambô...
Como disse, isso não é notícia, é especulação. Notícia de verdade, ou pelo menos conversas partindo da própria Devir, não há.
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Pessoal,
Eu fico lendo os tópicos de dúvidas e francamente: Fico com vergonha da minha ignorância...hahahah
brincadeira.
XD
Eu fico lendo os tópicos de dúvidas e francamente: Fico com vergonha da minha ignorância...hahahah
brincadeira.
XD
Kari Lórien- Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/07/2010
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Kari, não se preocupe... A sua ignorância nesse caso, é por que aqui só estamos falando de GURPS. Tenho certeza de que se formos falar de D&D você mostra seu potencial... haha
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Alexandre Fnord escreveu:Kari, não se preocupe... A sua ignorância nesse caso, é por que aqui só estamos falando de GURPS. Tenho certeza de que se formos falar de D&D você mostra seu potencial... haha
Que isso...num tenho esse potencial.... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Estou certa que continuando no fórum aprenderei muito com vcs!
Kari Lórien- Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/07/2010
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Ao ler sobre o sistema pode percebe uma mudança de como influencia os atributos básico e eu fiquei meio confuso ao comparaços com a versão anterior. Sera que poderia mi esclarecer as principais mudanças?
VLW!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
VLW!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Hélio Griflin- Mensagens : 44
Data de inscrição : 25/06/2010
Idade : 34
Localização : Niterói-RJ
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Seria melhor você ser um pouco mais específico Hélio, mas as principais mudanças que eu vejo no sistema [até o momento] são:
- Custos dos atributos: Antes os quatro atributos custavam o mesmo valor, o que desbalanceava os personagens que quisessem privilegiar Força ou Vitalidade. Como a grande maioria dos atributos são baseados em Inteligência e Destreza, agora os atributos custam 10 pontos por nível de ST e HT e 20 pontos por DX e IQ.
- Saída da DP [Defesa Passiva]: Um dos grandes pontos de discórdia da versão anterior, era que quando um golpe errava por muito pouco, ele resvala na armadura. Isso seria a Defesa Passiva da armadura. Porém agora esse parâmetro deixou de existir e só existe RD [Resistência à Dano]. A taxa de resvalo agora é simbolizada por um bônus de +3 em todas as defesas.
- Equilibrio entre fonte de poderes: Antes um personagem psiquico era realmente muito mais forte se comparado com um mago ou guerreiro e isso também desequilibrava o jogo. Agora todas as fontes de poderes são equivalentes, só mudando a fonte de onde ele é tirado. Ou seja, magia e psiquismo agora são praticamente iguais, só mudando o modo de usar cada uma delas.
- Pseudo-Atributos: Agora temos habilidades que são colocadas na ficha de forma obrigatória. Força de Vontade, Percepção, Fadiga e Pontos de Vida. Antes, somente os dois últimos eram registrados na ficha, agora todos são. E o mais importante, o método para aumentar cada um separadamente ficou mais simples. Quer aumentar um deles? É só ler a página de atributos que está tudo muito bem explicado em poucas palavras.
No meu ponto de vista, essas são as principais mudanças. Por isso pedi que você seja um pouco mais direto na sua pergunta. Pode ser que eu tenha falado um monte de coisa e você não tenha a resposta que queria.
- Custos dos atributos: Antes os quatro atributos custavam o mesmo valor, o que desbalanceava os personagens que quisessem privilegiar Força ou Vitalidade. Como a grande maioria dos atributos são baseados em Inteligência e Destreza, agora os atributos custam 10 pontos por nível de ST e HT e 20 pontos por DX e IQ.
- Saída da DP [Defesa Passiva]: Um dos grandes pontos de discórdia da versão anterior, era que quando um golpe errava por muito pouco, ele resvala na armadura. Isso seria a Defesa Passiva da armadura. Porém agora esse parâmetro deixou de existir e só existe RD [Resistência à Dano]. A taxa de resvalo agora é simbolizada por um bônus de +3 em todas as defesas.
- Equilibrio entre fonte de poderes: Antes um personagem psiquico era realmente muito mais forte se comparado com um mago ou guerreiro e isso também desequilibrava o jogo. Agora todas as fontes de poderes são equivalentes, só mudando a fonte de onde ele é tirado. Ou seja, magia e psiquismo agora são praticamente iguais, só mudando o modo de usar cada uma delas.
- Pseudo-Atributos: Agora temos habilidades que são colocadas na ficha de forma obrigatória. Força de Vontade, Percepção, Fadiga e Pontos de Vida. Antes, somente os dois últimos eram registrados na ficha, agora todos são. E o mais importante, o método para aumentar cada um separadamente ficou mais simples. Quer aumentar um deles? É só ler a página de atributos que está tudo muito bem explicado em poucas palavras.
No meu ponto de vista, essas são as principais mudanças. Por isso pedi que você seja um pouco mais direto na sua pergunta. Pode ser que eu tenha falado um monte de coisa e você não tenha a resposta que queria.
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Obrigado, mi tirou a duvida sim!
VLW!
VLW!
Hélio Griflin- Mensagens : 44
Data de inscrição : 25/06/2010
Idade : 34
Localização : Niterói-RJ
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Vlw pra mim tambem... Tirou minhas duvidas...
Aproveitando a mensagem. Tu num tem algum link mais facil pra fazer o download do Gurps Lite? Um diferente desse q coloquei [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Aproveitando a mensagem. Tu num tem algum link mais facil pra fazer o download do Gurps Lite? Um diferente desse q coloquei [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Tenho sim. Não posso dizer que é exatamente mais fácil, mas são links diferentes. Como tem gente que não pode ver alguns sites do trabalho, etc, então segue uma lista de links.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E aqui temos vários links de materiais para GURPS em português e em algumas outras línguas:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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E aqui temos vários links de materiais para GURPS em português e em algumas outras línguas:
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Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Duvidas no momento eu naum tenho, tenho q esperar o livro, pois sou dakeles que precisar ler pra poder ter duvidas pesadas.
Porem, naum teria por ai na net algum resumão das regras de Gurps, assim como umas q eu econtrei tempos atras para D&D 4E (Pra saber do q eu to falando [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]). Claro q não pode ser igual, mas algo q tenha o mesmo objetivo.
Acho q o Lite faz um pouco disso, mas deixa muita coisa de fora.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Porem, naum teria por ai na net algum resumão das regras de Gurps, assim como umas q eu econtrei tempos atras para D&D 4E (Pra saber do q eu to falando [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]). Claro q não pode ser igual, mas algo q tenha o mesmo objetivo.
Acho q o Lite faz um pouco disso, mas deixa muita coisa de fora.
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Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Emilson, talvez até exista sim, mas não em português. Em inglês os colegas fãs de GURPS produzem muito material bacana, mas eu leio muito pouco pra poder indicar um material que sirva para o que você quer.
Em português, o mais completo atualmente [legalmente] é o GURPS Lite. Corre um boato de que existe uma versão em português pronta, feita por fãs.
Em português, o mais completo atualmente [legalmente] é o GURPS Lite. Corre um boato de que existe uma versão em português pronta, feita por fãs.
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
há muito tempo atras eu tentei traduzir uns cartões de manobras de combate para o novo Gurps.
Sabe se já existe esse cartões em português?
Sabe se já existe esse cartões em português?
Entre jogadores??
Como Funciona o teste de sex-apeal entre Pdjs, se un deles ñ quiser de forma alguma????
wenderson blackwolf- Mensagens : 280
Data de inscrição : 30/04/2010
Idade : 36
Localização : Acaraú
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Oi Emilson. Os cartões não existem em português [pelo menos não disponibilizado na internet]. Caso você traduza eles, creio que seria um artigo bacana pro seu blog. Só precisa ver se é permitido [legalmente] a tradução e disponibilização na internet.
Para quem não conhece, segue o link para o download dos cartões de poder [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para quem não conhece, segue o link para o download dos cartões de poder [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Wenderson blackwolf escreveu:Como Funciona o teste de sex-apeal entre Pdjs, se un deles ñ quiser de forma alguma????
Não existe teste de sex-appeal entre jogadores. Existe interpretação da cena.
Isso é uma opção mais pessoal. Acho que o mestre não deve exigir que um personagem interprete algo que ele não quer, dependendo da situação é claro. Se o personagem estiver possuido por um NPC, por exemplo, ness caso sim, o mestre poderia exigir que o jogador rolasse a disputa de habilidade.
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
A minha duvida tu ja respondeu em mesa, mas sendo possivel q mais alguem possa ter a mesma duvida, pergunto aqui tambem.
Como se preenche e como funciona a NH relativo q tem na ficha do personagem?
Como se preenche e como funciona a NH relativo q tem na ficha do personagem?
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
O NH relativo que há na ficha funciona da seguinte maneira:
Se você tem IQ 12 e pega a perícia Rastreamento [IQ-M], gasta 8, pontos por exemplo, seu NH ficará 14. Seu NH na perícia é 14 e seu NH relativo é +2.
Ele é exatamente o quanto de bônus você tem na sua perícia em relação ao atributo em que ele é baseado.
Isso serve para medir quem é mais capacitado, quando há uma disputa. Se eu tenho NH relativo +5 e outro personagem tem o NH relativo +3, isso quer dizer que eu sou mais treinado na perícia, mesmo que a gente tenha o mesmo NH.
Serve para medir competições e testes disputados. Por exemplo: se Michael e Ralf estiverem testando suas habilidades em computação e os dois tem NH 16. Michael tem NH relativo +5, enquanto Ralf tem +2. Se os dois jogarem um teste e os dois tiverem um resultado igual nos dados [10, por exemplo], isso quer dizer que Ralf foi melhor que Michael, pois tem menos treinamento, mas mesmo assim conseguiu os mesmos resultados.
Se restar dúvida, por favor, mande-as!
Se você tem IQ 12 e pega a perícia Rastreamento [IQ-M], gasta 8, pontos por exemplo, seu NH ficará 14. Seu NH na perícia é 14 e seu NH relativo é +2.
Ele é exatamente o quanto de bônus você tem na sua perícia em relação ao atributo em que ele é baseado.
Isso serve para medir quem é mais capacitado, quando há uma disputa. Se eu tenho NH relativo +5 e outro personagem tem o NH relativo +3, isso quer dizer que eu sou mais treinado na perícia, mesmo que a gente tenha o mesmo NH.
Serve para medir competições e testes disputados. Por exemplo: se Michael e Ralf estiverem testando suas habilidades em computação e os dois tem NH 16. Michael tem NH relativo +5, enquanto Ralf tem +2. Se os dois jogarem um teste e os dois tiverem um resultado igual nos dados [10, por exemplo], isso quer dizer que Ralf foi melhor que Michael, pois tem menos treinamento, mas mesmo assim conseguiu os mesmos resultados.
Se restar dúvida, por favor, mande-as!
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
da uma preguiça ler isso tudo...
wenderson blackwolf- Mensagens : 280
Data de inscrição : 30/04/2010
Idade : 36
Localização : Acaraú
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Pq o NH relativo do IQ 12 e +2 ????? e se tiver uma tabela q mostre, coloque ai! pliz
S.Mcleod- Mensagens : 209
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 41
Localização : Acaraú
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
Silas:
Calcula-se assim:
Se seu IQ é 10 e a sua perícia 12, então o NH relativo é +2 [NH12 - IQ10 = Relativo 2].
Se seu IQ é 14 e a sua perícia 18, então o NH relativo é +4 [NH18 - IQ14 = Relativo 4].
Ficou mais claro?
Wenderson:
Se você lê um livro de mais de 150 páginas, o que custa ler 2 ou 3 parágrafos, seu canalha. hehehe
Calcula-se assim:
Se seu IQ é 10 e a sua perícia 12, então o NH relativo é +2 [NH12 - IQ10 = Relativo 2].
Se seu IQ é 14 e a sua perícia 18, então o NH relativo é +4 [NH18 - IQ14 = Relativo 4].
Ficou mais claro?
Wenderson:
Se você lê um livro de mais de 150 páginas, o que custa ler 2 ou 3 parágrafos, seu canalha. hehehe
Re: Tá com Dúvidas? Pergunte ao FNORD!
eu nunca li um livro assim..., e seu canhalha, olhou qntas paginas tem o ACN, ne...????
wenderson blackwolf- Mensagens : 280
Data de inscrição : 30/04/2010
Idade : 36
Localização : Acaraú
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