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Armadilhas [Concluido]
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Armadilhas [Concluido]
Como funciona a questão de asmadilhas durante o combate e os testes pra
tentar se livrar, escapar e utilizar armadilhas durante o combate???
tentar se livrar, escapar e utilizar armadilhas durante o combate???
wenderson blackwolf- Mensagens : 280
Data de inscrição : 30/04/2010
Idade : 36
Localização : Acaraú
Re: Armadilhas [Concluido]
Diferente da edição 3.5 de D&D, as armadilhas agora estão mais dentro do combate.
A função de desarmador de armadilhas já não é mais tão importante como era antes.
Uma das fortes mudanças do D&D 4e, foi de tentar equilibrar o poder e a importancia de todas as classes. E na minha opnião, de acordo com o q li ate o momento, esta sendo bem sucessida.
Como exemplo disso podemos falar do clerigo. Nos grupos de D&D 3.5, e ate mesmo em outras edições de D&D, um grupo sem Clerigo era muito desvantajoso, assim como a falta de um Ladino podia fazer um grupo travar diante de uma armadilha ou ate mesmo ser dizimado por uma.
Mas voltemos agora a pergunta. Armadilhas na 4 edição não estarão, ou pelo menos naum será facil encontra-las, protegendo portas de forma isoladas. Que nessa situação podiam, e ainda podem, ser facilmente ultrapassadas por um ladino habilidoso. Um contratempo q naum traz nenhuma emoção.
Elas estarão mais ligadas ao combate. Segundo o livro dos mestres, uma armadilha pode ser colocada em um combate em substituição a um monstro. Por exemplo, contra um grupo de nivel 1, normalmente ele enfrentaria cinco monstros de nivel 1, mas caso o DM queira colocar uma armadilha, ele pode tirar um dos monstros e colocar a tao desejada armadilha.
Um exemplo de armadilha em combate, seria um alçapão q se abre inesperadamente, fazendo com q o PJ fique preso em um fosso, perdendo tempo em sair de la, para voltar ao combate, alem do dano causado.
Para perceber armadilhas, o livro dos mestres diz o seguinte:
"Quando o grupo tem linha de visão para uma armadilha, compare o valor de Percepção passiva de cada personagem com a CD da armadilha. Os PdJs com Percepção passiva igual ou superior à CD são capazes de perceber a armadilha ou outros aspectos relevantes dela. Outras perícias, como Exploração e Natureza, também podem fazer a diferença, permitindo que os PdJs percebam tipos específicos de armadilha."
Depois de perceber a armadilha, para escapar dela, vai depender da armadilha em questão. Na explicação da armadilha vai ter uma contramedida, para poder se livrar dela. Pode ser uma coisa simples, como pular a corda q acionaria a armadilha, ou algo mais complexo que pode exigir algum teste.
Quanto a um personagem criar armadilha, naum encontrei nada em regras sobre isso. Acredito q isso fique a cargo de cada mestre, de como ele deseja resolver isso em mesa, caso seja algo importante para a aventura ou se o jogador quiser realmente fazer isso.
A função de desarmador de armadilhas já não é mais tão importante como era antes.
Uma das fortes mudanças do D&D 4e, foi de tentar equilibrar o poder e a importancia de todas as classes. E na minha opnião, de acordo com o q li ate o momento, esta sendo bem sucessida.
Como exemplo disso podemos falar do clerigo. Nos grupos de D&D 3.5, e ate mesmo em outras edições de D&D, um grupo sem Clerigo era muito desvantajoso, assim como a falta de um Ladino podia fazer um grupo travar diante de uma armadilha ou ate mesmo ser dizimado por uma.
Mas voltemos agora a pergunta. Armadilhas na 4 edição não estarão, ou pelo menos naum será facil encontra-las, protegendo portas de forma isoladas. Que nessa situação podiam, e ainda podem, ser facilmente ultrapassadas por um ladino habilidoso. Um contratempo q naum traz nenhuma emoção.
Elas estarão mais ligadas ao combate. Segundo o livro dos mestres, uma armadilha pode ser colocada em um combate em substituição a um monstro. Por exemplo, contra um grupo de nivel 1, normalmente ele enfrentaria cinco monstros de nivel 1, mas caso o DM queira colocar uma armadilha, ele pode tirar um dos monstros e colocar a tao desejada armadilha.
Um exemplo de armadilha em combate, seria um alçapão q se abre inesperadamente, fazendo com q o PJ fique preso em um fosso, perdendo tempo em sair de la, para voltar ao combate, alem do dano causado.
Para perceber armadilhas, o livro dos mestres diz o seguinte:
"Quando o grupo tem linha de visão para uma armadilha, compare o valor de Percepção passiva de cada personagem com a CD da armadilha. Os PdJs com Percepção passiva igual ou superior à CD são capazes de perceber a armadilha ou outros aspectos relevantes dela. Outras perícias, como Exploração e Natureza, também podem fazer a diferença, permitindo que os PdJs percebam tipos específicos de armadilha."
Depois de perceber a armadilha, para escapar dela, vai depender da armadilha em questão. Na explicação da armadilha vai ter uma contramedida, para poder se livrar dela. Pode ser uma coisa simples, como pular a corda q acionaria a armadilha, ou algo mais complexo que pode exigir algum teste.
Quanto a um personagem criar armadilha, naum encontrei nada em regras sobre isso. Acredito q isso fique a cargo de cada mestre, de como ele deseja resolver isso em mesa, caso seja algo importante para a aventura ou se o jogador quiser realmente fazer isso.
Re: Armadilhas [Concluido]
na 3.5, oladino saía na frente dizendo "to procurando", sempre q o grupo entrava em um dungeon, o ladino tem sempre q especificar pro mestre o q ele ta fazendo, as armadilhas são testadas pela intuição passiva???
wenderson blackwolf- Mensagens : 280
Data de inscrição : 30/04/2010
Idade : 36
Localização : Acaraú
Re: Armadilhas [Concluido]
Em primeiro lugar sinto muito por não ter respondido antes, mas agora estou aqui pra tentar remediar isso.wenderson blackwolf escreveu:as armadilhas são testadas pela intuição passiva???
A INTUIÇÃO: O personagem pode discernir e decifrar as intenções e a linguagem corporal de uma pessoa durante as interações sociais. Os testes de Intuição servem para compreender motivações, ler as entrelinhas, perceber estados de espírito, prever atitudes e determinar o quão confiável o interlocutor está sendo.
Dentro dessa definição de Intuição, fica claro que a intuição passiva não é testada pra nada ligado a armadilhas mecânicas (que acredito ser o ponto X da pergunta).
Para detectar uma armadilha o personagem deve ser bem sucedido em um teste de Percepção. Para desarmar uma armadilha é necessário ser bem sucedido em um teste de Ladinagem.
No caso do personagem não está procurando ativamente uma armadilha específica ou caso ele não esteja fazendo uma busca específica em um determinado local, utiliza-se a percepção passiva contra uma CD definida pela armadilha em questão para detectá-la. Depois realiza-se o teste regular de ladinagem para desarmar a armadilha.
Espero ter esclarecido as coisa, se ainda tiver dúvidas sobre esse assunto pode falar.
Re: Armadilhas [Concluido]
tudo ok e obg
wenderson blackwolf- Mensagens : 280
Data de inscrição : 30/04/2010
Idade : 36
Localização : Acaraú
Re: Armadilhas [Concluido]
Com o assunto entendido e concluído, o tópico está encerrado.
Agradeço a todos pela participação.
Agradeço a todos pela participação.
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