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Mensagem por Emilson Sex Jul 02, 2010 1:50 pm

Quatro números chamados de “Atributos” definem as quatro características básicas do personagem: Força (ST), Destreza (DX), Inteligência (IQ) e Vitalidade (HT).

O valor 10 em qualquer atributo é gratuito, e representa a média humana. Valores mais altos custam pontos: 10 pontos para aumentar a ST ou a HT em 1 nível, 20 pontos para aumentar a DX ou a IQ em um nível. De forma similar, valores menores do que 10 terão um custo negativo: –10 pontos para cada nível de ST ou HT, –20 pontos para cada nível de DX ou IQ (lembre-se que esses valores em pontos negativos significam que você ganha esses pontos para gastar em alguma outra coisa!).

A maioria dos personagens tem atributos cujos valores variam entre 1 e 20, sendo que a maioria dos seres humanos normais tem valores que variam de 8 a 12. Valores acima de 20 são possíveis mas normalmente reservados para seres com características divinas — pergunte ao GM antes de comprar um atributo tão alto. Por outro lado, 1 é o valor mínimo para um ser humano.

Os atributos básicos que o jogador escolhe determinam as características do personagem — suas forças e fraquezas — durante o jogo.

Escolha com cuidado:
6 ou menos - Incapacitado: Um valor tão baixo num atributo limita enormemente o estilo de vida do personagem.
7 - Ruim: As limitações do personagem são claras e evidentes para qualquer um que o conheça. Esse é o menor valor que o personagem pode ter e ainda ser considerado em “boa forma”.
8 ou 9 - Abaixo da média: Estes valores são limitantes, mas estão dentro da faixa normal para seres humanos. O GM pode proibir atributos abaixo de 8 para aventureiros em atividade.
10 - Média: A maioria dos humanos se dá muito bem com um atributo igual a 10!
11 ou 12 - Acima da média: Esses valores são superiores, mas dentro do que se espera de um ser humano.
13 ou 14 - Excepcional: Atributos com um valor desses ficam imediatamente aparentes — na forma de músculos fortes, uma graça felina, um diálogo sagaz, ou uma saúde de ferro — para aqueles que conversam com o personagem.
15 ou mais - Impressionante: Um atributo de valor tão alto provoca comentários constantes e provavelmente guiará as opções profissionais do personagem.
Fonte: Gurps Lite
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Mensagem por wenderson blackwolf Qua Fev 09, 2011 2:43 am

é bem interessante, mas eu axo que 9 a 11 exemplificaria bem a media humana, na descrição diz que esta dentro da faixa normal, nas qndi se diminui de atr para outro o valor dado é muito pequeno e tbm não mereceria negativo 9(-1)
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Mensagem por Alexandre Fnord Qua Fev 09, 2011 3:06 am

Confesso que não entendi o que quis dizer...

Poderia explicar um pouco melhor?
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Mensagem por Emilson Ter Fev 15, 2011 3:08 pm

wenderson blackwolf escreveu:é bem interessante, mas eu axo que 9 a 11 exemplificaria bem a media humana, na descrição diz que esta dentro da faixa normal, nas qndi se diminui de atr para outro o valor dado é muito pequeno e tbm não mereceria negativo 9(-1)
Ainda não entendi. Faço minhas as palavras do Alexandre. Tem como explicar isso?
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Mensagem por wenderson blackwolf Qua Fev 16, 2011 12:07 am

resumindo...
9 poderia ser a media Humana
ser gasto zero!!!!
não são todos que podem carregar + de 90k ficaria + compreensível.
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Mensagem por Alexandre Fnord Qua Fev 16, 2011 8:21 am

Isso você tá falando hipoteticamente né?
E outra, o sistema é um simulador, ele não quer beirar a realidade.

Veja bem. Se o valor mínimo nos dados de GURPS é 3 e o máximo é 18, temos uma diferença de 16 [18-2]. Se dividir isso pela metade teremos 8, que é o valor correspondente a chance de 50% do teste de GURPS.
18 [valor máximo] - 8 [valor médio] = 10 [média de um personagem mundano, sem poderes].
Por isso em GURPS um humano comum, sem poderes nem fraquezas tem o atributo 10 pelo custo 0800.

Entendeu?
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Mensagem por wenderson blackwolf Qui Fev 17, 2011 12:17 am

entendi, o queeu quiz dizer foi + pra tentar assemelhar um pouco + à realidade, ja que não émuitocomum encontrar pessoas que levantem 100k, e em termosde regras vc ganha bonus por isso...
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