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Função do Personagem - Papeis em Combate
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Função do Personagem - Papeis em Combate
Apesar de já ter sido um pouco falado no [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], eu acredito que seja necessario um pouco mais de destaque, pois se todas as funções forem representadas e bem executadas a chance de vitoria do grupo em cada combate será maior.
As Funções
Cada classe de personagem é especializada numa das quatro funções básicas de combate: controle e ataques de área, defesa, cura e apoio e ação ofensiva. As funções que representam esses papéis são: agressor, controlador, defensor e líder. Um grupo clássico de aventureiros inclui um personagem em cada uma dessas funções: mago, guerreiro, clérigo e ladino.
As funções dos personagens identificam quais classes podem "substituir" tunas às outras. Por exemplo, se não houver um clérigo no seu grupo, um senhor da guerra pode substituí-lo perfeitamente no papel de líder.
As funções também servem como ferramentas úteis para construir grupos de aventureiros. É uma boa idéia preencher cada função com pelo menos um personagem. Se houver cinco ou seis jogadores no seu grupo, é melhor aumentar o número de defensores, depois de agressores. Todavia, mesmo que nem todas as funções estejam ocupadas, o grupo ainda será eficiente — só significa que os aventureiros precisarão compensar a função ausente.
AGRESSOR (BRUXO, LADINO, E PATRULHE IRO)
Os agressores se especializam cm causar grandes quantidades de dano num mesmo alvo. Eles possuem a ofensiva mais concentrada entre todos os personagens do jogo. Os agressores utilizam sua mobilidade superior, a trapaça ou magias para se deslocarem entre os oponentes e alcançar o inimigo que querem atacar.
CONTROLADOR (MAGO)
Os controladores lidam com uma grande quantidade de inimigos ao mesmo tempo. Eles preferem a ofensiva em relação à defensiva, utilizando poderes que causam dano em diversos inimigos simultaneamente, assim como efeitos mais sutis, que enfraquecem, confundem ou atrasam os oponentes.
DEFENSOR (GUERREIRO, PALADINO)
Os defensores têm as proteções mais eficazes do jogo e uma boa ofensiva de curto alcance. Eles são os combatentes de linha de frente do grupo; não importa sua localização no campo de batalha, a ação sempre estará ao seu redor. Os defensores possuem habilidades e poderes que impedem os inimigos de ultrapassá-los e ignorá-los em combate.
LÍDER (CLÉRIGO, SENHOR DA GUERRA)
Os líderes inspiram, curam e ajudam os demais personagens do grupo. Os líderes têm boas defesas, mas sua força se concentra nos efeitos que protegem seus companheiros e afetam inimigos específicos, tornando-os alvos mais fáceis para o grupo.
Os clérigos e senhores da guerra (e os demais líderes) encorajam e incentivam seus companheiros de aventuras, mas não é por desempenharem a função de líder que eles serão necessariamente os porta-vozes ou comandantes do grupo. O "líder do grupo" - se o grupo tiver um - pode ser facilmente um bruxo carismático ou um paladino autoritário. Os líderes (a função) cumprem seu papel dentro da mecânica do jogo; os líderes de grupo surgem por meio da interpretação.
Você pode aproveitar esse espaço para tirar dúvidas sobre sua classe de acordo com sua função, visando um melhor desempenho naquilo que sua classe se propõe. Mas isso não lhe tira o direito de fazer do seu personagem algo diferente, porem, é necessario conhecer pra poder modificar e saber mais ou menos como isso pode afetar o grupo.
Alem dos podcast relacionado a sua classe, recomedo o podcast que fala sobre os Papeis de Combate de cada classe.
As Funções
Cada classe de personagem é especializada numa das quatro funções básicas de combate: controle e ataques de área, defesa, cura e apoio e ação ofensiva. As funções que representam esses papéis são: agressor, controlador, defensor e líder. Um grupo clássico de aventureiros inclui um personagem em cada uma dessas funções: mago, guerreiro, clérigo e ladino.
As funções dos personagens identificam quais classes podem "substituir" tunas às outras. Por exemplo, se não houver um clérigo no seu grupo, um senhor da guerra pode substituí-lo perfeitamente no papel de líder.
As funções também servem como ferramentas úteis para construir grupos de aventureiros. É uma boa idéia preencher cada função com pelo menos um personagem. Se houver cinco ou seis jogadores no seu grupo, é melhor aumentar o número de defensores, depois de agressores. Todavia, mesmo que nem todas as funções estejam ocupadas, o grupo ainda será eficiente — só significa que os aventureiros precisarão compensar a função ausente.
AGRESSOR (BRUXO, LADINO, E PATRULHE IRO)
Os agressores se especializam cm causar grandes quantidades de dano num mesmo alvo. Eles possuem a ofensiva mais concentrada entre todos os personagens do jogo. Os agressores utilizam sua mobilidade superior, a trapaça ou magias para se deslocarem entre os oponentes e alcançar o inimigo que querem atacar.
CONTROLADOR (MAGO)
Os controladores lidam com uma grande quantidade de inimigos ao mesmo tempo. Eles preferem a ofensiva em relação à defensiva, utilizando poderes que causam dano em diversos inimigos simultaneamente, assim como efeitos mais sutis, que enfraquecem, confundem ou atrasam os oponentes.
DEFENSOR (GUERREIRO, PALADINO)
Os defensores têm as proteções mais eficazes do jogo e uma boa ofensiva de curto alcance. Eles são os combatentes de linha de frente do grupo; não importa sua localização no campo de batalha, a ação sempre estará ao seu redor. Os defensores possuem habilidades e poderes que impedem os inimigos de ultrapassá-los e ignorá-los em combate.
LÍDER (CLÉRIGO, SENHOR DA GUERRA)
Os líderes inspiram, curam e ajudam os demais personagens do grupo. Os líderes têm boas defesas, mas sua força se concentra nos efeitos que protegem seus companheiros e afetam inimigos específicos, tornando-os alvos mais fáceis para o grupo.
Os clérigos e senhores da guerra (e os demais líderes) encorajam e incentivam seus companheiros de aventuras, mas não é por desempenharem a função de líder que eles serão necessariamente os porta-vozes ou comandantes do grupo. O "líder do grupo" - se o grupo tiver um - pode ser facilmente um bruxo carismático ou um paladino autoritário. Os líderes (a função) cumprem seu papel dentro da mecânica do jogo; os líderes de grupo surgem por meio da interpretação.
Você pode aproveitar esse espaço para tirar dúvidas sobre sua classe de acordo com sua função, visando um melhor desempenho naquilo que sua classe se propõe. Mas isso não lhe tira o direito de fazer do seu personagem algo diferente, porem, é necessario conhecer pra poder modificar e saber mais ou menos como isso pode afetar o grupo.
Alem dos podcast relacionado a sua classe, recomedo o podcast que fala sobre os Papeis de Combate de cada classe.
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Re: Função do Personagem - Papeis em Combate
Complementando a mensagem anterior, no Livro do Jogador 2, temos mais classes dentro dessas quatro funções.
AGRESSORES: BÁRBARO, FEITICEIRO E VIGANDOR
CONTROLADOR: DRUIDA E INVOCADOR
DEFENSOR: GUARDIÃO
LÍDER: XAMÃ E BARDO
AGRESSORES: BÁRBARO, FEITICEIRO E VIGANDOR
CONTROLADOR: DRUIDA E INVOCADOR
DEFENSOR: GUARDIÃO
LÍDER: XAMÃ E BARDO
Re: Função do Personagem - Papeis em Combate
As inovações do D&D são muito interessantes, apesar de mudar drasticamente algumas regras ficou muito interessante!!!!!
wenderson blackwolf- Mensagens : 280
Data de inscrição : 30/04/2010
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Localização : Acaraú
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